sexta-feira, 23 de março de 2007

PRÁTICA NA ESCOLA

Estamos ocupadíssimas, com muitas tarefas para serem realizadas. As vezes, penso que não vou dar conta do recado. O envolvimento com a aplicação do PA na escola é muito grande: são anotações, esclarecimentos, wikis, pesquisas e muito mais; ainda, temos as atividades do PROA 7 e do Proa 12 para serem realizadas. Sem contar a monografia que já está apontando. Eu e a Eloísa já criamos um blog para postar a tarefa do PROA 7, cujo endereço é http://proa7-deftec.blospot.com/. Minha prática na escola está andando. Inicialmente, fiz contato com os professores e direção da escola para a realização do PA; a seguir, escolhi a turma e fiz a explanação para os alunos e sensibilização para o desenvolvimento dos PAs; visitamos PAs na internet para ter uma noção de como funciona ou de como pode ser feito; fizemos um planejamento com professores parceiros e alunos das atividades a serem realizadas. Fiz com a turma o levantamento da questão inicial e formamos os grupos de acordo com afinidade dos temas escolhidos. Já estão pesquisando seus assuntos em diferentes tecnologias.. Estão entusiasmados. Problemas? Com certeza. Tenho um aluno individual e dois grupos de cinco alunos. Instiguei bastante e não consegui fazer com que mudassem de tema. Como vou dizer que não pode? Vou podar a curiosidade deles? Deixei assim mesmo. Senti que tem alunos com dificuldade para expressar suas idéias; foi demorado para fazer as dúvidas e as certezas. Acho que tem dúvidas e certezas muito..."pobres"...mas, penso, que está ao nível deles. Não sei direito como intervir. Faço o possível, mas para eles, um trabalho assim, é novidade, então acho que devo deixar como eles estão fazendo. Como é possível não haver falhas em um trabalho que estão realizando pela primeira vez? Muitos apresentam dependência para agir e fazer opções e preferem receber tudo pronto. Tive alunos que não queriam que outros colegas fizessem parte do seu grupo. Ocorreram diversas situações que vou detalhar no diário de bordo do wiki. Mas, vamos andando, para juntos construir o conhecimento.

Nenhum comentário: